POETA

ANIVERSÁRIO DE NOVENTA ANOS DA AMADA VANIA FIGUEIREDO


PRESENTE AO BISNETO


O MENINO DE TRÊS ANOS FEZ QUESTÃO DO MEU AUTÓGRAFO: "ESCREVE AÍ, OH, EU TE AMO"



QUE TRABALHO LINDO!

Régua vazada, indicada para leitura de pacientes com dislexia.
Livro O Resgate, escritora Liz Rabello




PATOQUINHA


De Liz Rabello, ilustrações de Punky Além da Lenda , Editora Archangelus, selo Curumim, 2023, narra a história real de uma patinha sagaz, que se livra da panela ao adotar por dez anos uma cuidadora gentil e amorosa.

MUNDO ENCANTADO DAS DOBRADURAS


CENTRO DE CONVIVÊNCIA NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO, EM CAMPINAS, PROJETO DE LIZ RABELLO
MUNDO ENCANTADO DAS DOBRADURAS













Minha bonequinha e o sorriso mais falso que eu já vi.
E aí, Juju, você está gostando do livro?
Não, vovó, estou só fingindo que estou lendo.
Ahhhhh! Esta sinceridade me mata!

Liz Rabello
SARAU DA CASA AMARELA DE OUTUBRO DE 2023

ACONTECEU NO 113º SARAU DA CASA AMARELA
Liz Rabello é uma emocionante poeta da sagrada ordem dos baitas, uma consagrada autora de livros para crianças, que adultos também adoram, embora não confessem. E, como não podia deixar de ser, ela é também a maior contadora de histórias que eu conheço.
Liz veio domingo passado ao Sarau da Casa Amarela, contou histórias e causos, declamou poemas dos seus livros, encantou a todos. Falou também do seu novo livro infantil, o "Patoquinha", que já está quentinho no forno, pela editora Archangelus, com lustrações de Punky Além da Lenda.
Quando foi embora, Liz deixou atrás de si, um rastro de perfumes de flores do campo, de pássaros e riachos cristalinos e de encantamentos antigos, pairando pelos cantos da casa.
Akira Yamasaki








MEUS LIVROS NA BIENAL DE MACEIÓ

UMA SEMANA NUM ESTANDE MARAVILHOSO, IMPROVISADO, CONQUISTADO PELAS GRAÇAS DOS POETAS DO PORTAL, SOB O COMANDO DA NOSSA AMADA ALINE ROMARIZ.



Nem em meus maiores sonhos utópicos me imaginei num mural de uma Bienal... Gratidão, Aline!




CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM DOAÇÃO DE DOBRADURAS, DENTRO DO ESTANDE E NO LAGO AZUL COM CACHOEIRA
























OLHARES INFANTIS

Alegria singular ter um livro meu escolhido entre mil outros numa Bienal, pelo olhar de uma criança. Esta menina de apenas quatro aninhos leu para mim A MENINA QUE MASTIGAVA LETRINHAS... Fiquei muito emocionada.
















AUTÓGRAFOS NA PRAÇA DE EVENTOS PARAÍSO DO ESCRITOR









































PASSEANDO PELA BIENAL DE MACEIÓ






SARAU DE DESPEDIDA

Querida Aline Romariz Gratidão imensa por tudo, desde os detalhes mínimos aos mais grandiosos. Obrigada por fazer de utopias realidades Imortais. Por nos presentear com tanto amor e aconchego nestas terras Alagoanas.
Liz Rabello

Quem dera pudesse receber todos os meus poetas em minha terra querida! Você representou muito bem cada um que não pode vir e que ficou torcendo por nós, que estamos aqui. Até Maringá em Abril de 2024! Viva o poeta vivo!
Aline Romariz




















ROJETO "UMA DOBRADURA POR UMA HISTÓRIA"

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DURANTE O CONGRESSO DA ANLPPB, NO GUARUJÁ, EM MAIO DE 2023




Para XIMBINHA, DE PERNAS PRO ALTO QUE A PELADA VAI COMEÇAR, de Liz Rabello , com ilustrações de Punky Além da Lenda , Editora GAYA. Em SAPECAS S/A, Ximbinha tem um poetrix só para ela .


UM PASSARINHO ME CONTOU
Tartaruga quis ser bola
De ponta cabeça virou
De pernas pro alto ficou
Liz Rabello



DOBRADURAS PARA MEU LIVRO DE POETRIX PARA CRIANÇAS A SEREM USADAS NO CONGRESSO DA ANLPPB, NO GUARUJÁ, EM SAO PAULO.


Dobraduras para meu livro SAPECAS SA, ilustrações de Punk Além da Lenda, Editora Archangelus.


"Hoje tem festa no céu
Obaaaaa, disse o sapinho
Quem tem boca grande não vai.
E o sapo fazendo uma boquinha,
respondeu: "Num diga!"

(História popular)





Nada me faz mais feliz do que os olhos de uma criança... Que alegria infinita esta foto da netinha de Luciene Maria Oliveira Avanzini.









Beija -flor entre as flores... Uma mistura de pintura, colagem e dobradura... Nem eu acredito em minha criatividade. Feliz demais por ter mãos de ouro...



Dobraduras de passarinhos para os maravilhosos livros LABORATÓRIO ALQUIMIA DAS PALAVRAS, de Karen Rodrigues e André Gandolfo, Editora Universo... E SAPECAS SA de Liz Rabello, ilustrações de Punk Akém da Lenda, Editora Archangelus.





Estou organizando um Álbum, portifólio, de todas as minhas DOBRADURAS


Eis um montão de dobraduras de abelhinhas, para ilustrar meu livro de Poetrix infantis: SAPECAS SA, com desenhos de Duilio Coutinho , Punky Além da Lenda







Dobraduras de cobrinhas para o livro de Silvia Schmidt "LENTE DE AUMENTO", com ilustrações de Sandra Maria Sampaio Rodrigues.






MINHAS DOBRADURAS PARA O ENCANTADOR LIVRO DE SUELIZINHA (MARIA SUELI FONSECA GONÇALVES), DA AEL E ALP: O ENCONTRO DE PINÓQUIO COM O PEQUENO PRÍNCIPE, com ilustrações de Érica Sena




MINHAS DOBRADURAS PARA O ENCANTADOR LIVRO DE SUELIZINHA (MARIA SUELI FONSECA GONÇALVES), DA AEL E ALP: A HISTÓRIA DE PINÓQUIO, com ilustrações de Érica Sena



PARA Sueli Gonçalves, nossa doce Suelizinha, com todo o meu carinho e trabalho com as mãos. Uma mistura de colagens, com pintura, lápis aquarelável e tinta acrilex.



Lagartinhas para o maravilhoso livro de Marilene Teubner, A LAGARTINHA RECLAMONA.





DOBRADURAS DE FLORES COM UMA TROVA DE MINHA AUTORIA




As rosinhas serão usadas para florir o coração e homenagear o "JARDIM DAS CORES", de Sandra Ribeiro, com ilustrações de Nathalie Tirzã... São rosinhas poéticas.



Para minha amada Rejane Bonadimann Minuzzi... Dobraduras coloridas de doces sentimentos como é nossa amizade.




Dobraduras de borboletas para o delicioso livro de Cristiane Lenzi Beira: MARI, A BORBOLETINHA DA PERNINHA COR-DE-ROSA, ilustrado por Stella Martins, da Editora Fráter.




Para o maravilhoso livro de Tereza Azevedo: A FLOR E A BORBOLETA. Um livro não tem idade, é imortal. Para este lindo conto de Tereza Azevedo, nada melhor que borboletas... Lindas!


Para o maravilhoso livro de Marilene Teubner: A JANELA AMARELA , nada melhor do que dobraduras de flores.









O JACARÉ ZECA E SUA CUECA E MAMÃÃÃEEEEE... TERMINEI...
DE HELEN FERNANDA GOMES

São duas histórias engraçadas versando sobre o universo infantil das fraldas ao uso adequado do banheiro... Juju amou, riu muito e ao final ganhou um coração da sua boneca nova, da vovó e dela própria, porque não usa mais fraldas há tempos.





Galinhas e pintinhos em dobraduras para o mágico livro NINHO SEM PENAS, de Nurimar Bianchi, com ilustrações de Punky Além da Lenda, Editora GAYA.




Galinhas e pintinhos em dobraduras para o mágico livro de Marilene Teubner: O GALO COMILÃO E A GALINHA PIÓ.


No último dia de carnaval, foram momentos preciosos... DOBRADURAS de cachorrinhos para dois livros: *O CÃO TERAPEUTA*, de Rozelia S. Razia, Lucas S. Razia e Vaneza Cauduro Peranzoni, com ilustrações de Anna Soares... E meu livro solo: *XIMBINHA, DE PERNAS PRO AR QUE A PELADA VAI COMEÇAR* de Liz Rabello, com ilustrações de Punky Além da Lenda . Ambos da Editora Gaya.


E que tal estes gatinhos para o lindo livro de Fernanda Chinaglia?



Umas dobraduras de gatinhos bem mais "gatinhos", para o livro O GATO ZIQUIZIRA, de Nada Chinaglia , com ilustrações de Junior Marques, Editora Asinha.




Dobraduras para o livro *A GATA ESPERTA E O CÃO VIGILANTE!", De José Hilton Rosa, ilustrações de Beatriz Augusto, Editora Becalete.



KROM E MUS SÃO OS PERSONAGENS "SAPATOS" QUE VIAJAM PELO LIXÃO, ATÉ ENCONTRAREM UMA ALMA BOA, UM COLETOR DE LIXO RECICLÁVEL, QUE OS LEVAM PARA AS PAREDES DE UM MUSEU TRANSFORMADOS EM OBRAS DE ARTE... É UM BELÍSSIMO LIVRO EM CORDEL DE Josue Gonçalves De Araujo Do Cordel... Prazer enorme fazer esta primeira leva de dobraduras. Aguardem, vem mais por aí...




SEGUNDA LEVA PRONTINHA


Atenção para os olhinhos, antes tristinhos, agora felizes .










MINHAS DOBRADURAS PARA O ENCANTADOR LIVRO DE VERA SALBEGO: " A FORMIGUINHA VALENTE", da Editora Gaya, com ilustrações de Anna Soares.




HISTÓRIAS DE ANGINHA, A AMIGA CONSELHEIRA, DE CLAUDIA CRISTINA MÁRIO DOS SANTOS, ILUSTRAÇÕES DE CAIO RODRIGUES FRANCA, SÃO CONTOS INFANTIS. O ESCOLHIDO FOI "LIÇÕES DA FORMIGUINHA". O TÍTULO É COM G, PORQUE É REFERÊNCIA À MAMÃE ANGA, DIMINUTIVO DE ÂNGELA.

Editado pela Archangelus, gentilmente doado para o Projeto por Luka Magalhães





DIFERENÇAS DE SORAIA MILENA

Com ilustrações de Luka Magalhaes, Editado pela Archangelus, Selo Curumim.


Para este livro encantador de Soraia Milena, dobraduras de coelhinhos... Parecem gatos... Mas é que eles vivem num lugar, onde as diferenças não existem... Só que lá vive alguém que nos confunde de fato... Não se sabe se é coelho, não se sabe se é gato.


Uma delícia de livro


Como não se encantar com tanto carinho, com tantas coisas lindas. Querida Liz de Luz, você brilha e ilumina com sua delicadeza. Amei cada dobradura. Amei tudo o que você preparou com tanto amor. Gratidão minha doce amiga. Você é demais!!! (Maria Antonia Costa)

EIS MEU MAIS NOVO BRINQUEDINHO...

LUZES DE LIZ


Livro totalmente minimalista, na forma poética do Poetrix, escritos na CONFRARIA CIRANDA POETRIX, diariamente. Todos selecionados por uma Comissão Julgadora entre os pares do grupo. Faz parte do selo da Confraria e segue rigorosamente o regramento da AIP. Foi o mais difícil de todos os meus livros. Um parto à fórceps. Enfim, aí está, um trabalho de três anos, nascido entre os espinhos da Pandemia e os louvores à natureza do meu paraíso. Feliz por mais esta etapa concluída. Agradecida aos ensinamentos do grupo, ao lindo Prefácio de Beth Iacomini, à ajuda de Lorenzo Ferrari, ao desenho de capa de Luciene Avanzini, à Iuna pela diagramação e ao Josué, editor do selo da Confraria, por este valioso trabalho.
Liz Rabello













Estivemos presentes na PERIFERIA PRODUZ, dias cinco, seis e sete de Maio de 2023, durante o dia todo, no estande da Areia Dourada, eu e Lorenzo Ferrari, do grupo CIRANDA POETRIX, apresentando meu novo livro nesta forma poética, LUZES DE LIZ, com meu Projeto de Dobraduras


SEGUNDA FEIRA DO LIVRO PERIFÉRICO - PRIMEIRO DIA

Movimento engajado com a Feira de Agropecuária, num galpão, grande, espaçoso e muito bem organizado. Gostei demais.










MEU LIVRO NA BIBLIOTECA CÉU CURUÇÁ... OBRIGADA AOS AMIGOS POR DIVULGAR




OITAVO SARAU PERIFAS

FINALMENTE EM MÃOS: O MAGNÍFICO LIVRO SOLO DE SEHZINHO... VOU LER COM TODO CARINHO!

SÓ MESMO UM POEMA (UMA POESIA) PARA ENCANTAR O DIA...



SARAU NA BIBLIOTECA GUILHERME DE ALMEIDA, EM HOMENAGEM AO ESCRITOR... DOAÇÃO DE MEUS LIVROS SOLO







VIGÉSIMA SEXTA BIENAL DE SÃO PAULO - 03/07/2022


SPINA (nova forma poética)

NÃO PARE DE SORRIR 

Sorria sempre! Sorria
com toda sinceridade,
cicatrize-se à tristeza.

O riso posto à mesa
é paz; é luar bendito,
é, vida; é vela acesa!
Quem rir faz um bem
divino a si; é certeza!

Ronnaldo de Andrade


Finalmente ganhei um lindo sorriso e uma foto com nossos livros... E de quebra, um beijinho carinhoso.



LANÇAMENTO DE "GIRASSÓIS POÉTICOS" NO XVII ENCONTRO DO PORTAL DO POETA BRASILEIRO






SARAU POÉTICO

Abertura do XVII Encontro dos Poetas do Portal...  Sarau Poético na Academia Campinense de Letras, em Campinas - SP











Belíssimos quadros. Este, em especial, me encantou...
LANÇAMENTO PRESENCIAL DE GIRASSÓIS POÉTICOS NO PROJETO ONDULAÇÕES - CIS GUANABARA - CAMPINAS

O Projeto Ondulações, sob o batuque de Tereza Azevedo, de mãos dadas com a Academia de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, com a Prefeitura de Campinas, através de seus membros voluntários, realizou a Primeira Jornada de Atividades. Tivemos a honra de participar com o lançamento de GIRASSÓIS POÉTICOS...





















EIS MEU MAIS NOVO LIVRO SOLO DE POESIAS: "GIRASSÓIS POÉTICOS"
Poemas escritos na Nova Forma Poética SPINA. Circula por temas variados entre amores, dores, sentimentos cruéis vividos durante a Pandemia de 2021. Mas são lindos, otimistas, repletos de esperanças, Sol, girassóis, beija-flores e borboletas.
Liz Rabello

PALAVRAS DO CRIADOR

É com muita satisfação que parabenizo à poeta Liz Rabello pela publicação do seu mais recente livro (Girassóis Poéticos), todo em SPINAS. Esse livro é um verdadeiro jardim poético, pois seus SPINAS são rosas diversas, girassóis, margaridas, orquídeas com beleza e textura que nos abraçam, alegram e comovem com o colorido harmonioso dos seus versos!
Liz conseguiu pintar com palavras ( SPINAS) um dos mais belos cenários da Nova Poesia Brasileira,  sem desprezar os tradicionais conceitos do fazer poético. Portanto, unindo passado e presente, demonstrando ter entendido e se apropriado do conceito (um dos objetivos) do poema SPINA!
Desejo êxito com a publicação dessa obra e em sua vida literária!

Ronnaldo de Andrade


CAPA DE SYMONE ELYAS, ARTISTA PLÁSTICA E POETISA DO GRUPO SPINA


SOFÁ DAS CELEBRIDADES POÉTICAS

A professora e escritora Liz Rabello esteve hoje na editora Areia Dourada para receber o seu mais recente livro, lançado por essa editora. "Girassóis Poéticos" SPINA - Nova Forma Poética. O Sofá das celebridades poéticas fica cada vez mais branco com tantas luzes poéticas que assentam sobre ele.


Josué Gonçalves de Araujo do Cordel




AGRADECIMENTO

 Ao criador do SPINA, Ronnaldo de Andrade, não só pela criação poética, como também, por incentivar, orientar a todos os poetas que fazem parte do grupo no Facebook, respeitando o crescimento individual de cada um.


EIS MEUS LIVROS DE POESIAS, SOLO.


PREFÁCIO DA LINDA ANINHA (ANNA MEIRELLES) POETISA DO GRUPO SPINA, DE LÁ DE BELÉM DO PARÁ, NOSSA VERDE AMAZÔNIA

PREFÁCIO

Foi ela, Liz Rabello, autora de GIRASSÓIS POÉTICOS, quem disse que a forma poética SPINA era um caso de amor que passou a viver desde a primeira vista. Não tenho dúvidas de suas palavras, porque no livro acima intitulado, ela se derrama numa poética iluminada, que é peculiar aos corações apaixonados. Prova disso se verifica nos versos que compõem as páginas desta obra em face de uma imagem - girassóis - que simboliza um voltar-se para a Luz a fim de se vestir, e dela beber e sentir. Ato que faz, poeticamente, através dos versos escritos na claridade da paixão, esta que se delineia por caminhos não ditados pelo destino, mas pela determinação que voou buscando satisfação. Liz Rabello, vai, vai e vai… E na sua peregrina inspiração, depara-se com os inevitáveis apelos dos caminhos, as diferentes temáticas que instigam o terreno das idiossincrasias. E ela, obstinada, desce o corpo, bebe a água, levanta os olhos, regozija vendo a Luz. Imagina os extensos campos de girassóis e sua alma se abre para a beleza, o mistério, a voz que irrompe na palavra e diz “poemas são girassóis, buscam luz.” E a Poeta apaixonada sente que seu dom é a música das palavras, a fonêmica que promete um dicionário caliente, a compor seu livro, e através dele eternizar-se além do próprio tempo, porque é isso o seu significado: a oportunidade de experimentar o paraíso vivendo a poética de uma grande paixão.

ANA MEIRELES.

Paraense, Psicóloga, Poeta e Compositora.

Autora dos livros: Escritos ao Vento; Tempo meu;

Entreversos; -versos meus, entre outros.


MEU PRIMEIRO LEITOR: RAFA, MEU COMPANHEIRO
DE TODAS AS HORAS, AMOR QUE NÃO CABE MAIS EM MIM.



RAFA ME ORIENTANDO COM O WAZE...
COMO CRESCE DEPRESSA ESSE MEU NETO MUI AMADO


Gratidão, já já vou me iluminar com toda sua luz poética, querida Liz Luz Rabello. (Maria Antônia Costa)


Aninha, você é maravilhosa... Lembra? Gosto de você de graça... Gratidão pura pelo PREFÁCIO. Minha primeira leitora. Agora esta foto e Spina encantadores. Como agradecer? Mil vezes obrigada.

Liz Rabello
SPINA-Nova Forma Poética
O DOCE ENCANTO DE GIRASSÓIS POÉTICOS
Alegre, cativante prazer
Presenteou-me Liz Rabello
Com Girassóis Poéticos.
Seu apaixonante filho das letras
Concebido nos albores do afeto
Quente, Sol de versos, imagéticos;
Onde a fantasia brinca, embeleza
Com rimas os universos ecléticos.
Ana Meirelles


MEUS GIRASSÓIS POÉTICOS DENTRE AS FLORES INSPIRADORAS ❤



Nada mais amoroso do que abraços reais


Linda intervenção da escritora Suzy Daros, numa das páginas do meu Girassóis Poéticos ❤


EIS MEU MAIS NOVO LEITOR:  DAVIZINHO, O BEBÊ DA GRAZIELA BAUDUCCO... OMODEUSDOCÉU... QUE FOFURINHA MAIS LINDA!


TUDO POR ESTE SORRISO

Minha querida Renne Alvim você foi uma de minhas melhores alunas do Fontenelle. É com imensa alegria que vejo sua bebê lendo meus livros infantis. Ensine sua pequena a respeitar os animais, a sentir "dor" junto com eles, a preservar o amor incondicional que nos ata em laços com a natureza e com os outros animais. Só quero, um dia, vê-la decifrando as letrinhas com seus próprios olhinhos e sabedoria. Mil beijos para esta tua princesa, que espero conhecer pessoalmente muito em breve.


Eis que você recebe pelo correio um presente lindo e sem palavras. Uma pessoa muito especial e muito significativa na minha vida resolveu presentear a minha pequena da forma mais linda que existe. Presenteando com o saber. Minha professora, Liz Rabello, há catorza anos, que ficou um laço de amizade muito lindo. Muito grata pelo carinho com a minha princesa. Vamos guardar com todo amor do mundo.
Te Amooo (Renné Alvim)




TUDO POR ESTE SORRISO!

A sobrinha neta de Ana Paula Quintanilha Bastos de Jesus, amiga acadêmica da ANLPPB, hoje se deliciou som meu livro de poetrix SAPECAS S/A... Ela só tem três aninhos e é uma fofura linda.





Que orgulho participar deste evento Anual pelo Projeto Ondulações,
de Teresa Azevedo, com a marca da ANLPPB.

SPINA (Nova Forma Poética)

BELKISS: AMOR SENSUAL

Guilherme de Almeida...
Amor por correspondência
"Decifre meu codinome"!

Pedaço por pedaço, foto mosaico!
Aquela carta, decorei, lembro tudo:
você disse: "Pronuncie meu nome";
acrescentou: "antes que eu parta".
Lembranças: lábios, beijos de fome.
Liz Rabello

Muito feliz por encontrar amigos que sempre víamos em Congressos, Feiras, Flins, que a Pandemia nos distanciou, fisicamente, mas não no coração. Um abraço em cada um de vocês.


LIVE EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DO ESCRITOR REALIZADA PELA EDITORA ARCHANGELUS, MEDIADA POR LUKA MAGALHÃES


LIVE: POESIAS MINIMALISTAS: 
CAMINHOS BIOGRÁFICOS DA POETISA LIZ RABELLO


GRATIDÃO À ALPAS, POR NOS PROPORCIONAR ESTES CAMINHOS ALTERNATIVOS, QUANDO A PANDEMIA NOS IMPEDE DO CONTATO PRESENCIAL, EM ESPECIAL, ROZÉLIA SHAUFFER RASIA E MOISÉS GOMES. 
PRÉVIA ANTES DA LIVE DE 12/07/2021

Eis a gravação de minha Live. Agradeço a todos, em especial ao amigo acadêmico da AC Alpas, Moisés Gomes, pela leitura do meu Blog, onde escolheu momentos meus para enriquecer a Live.

Gratidão aos amigos presentes durante a Live que fizeram comentários elogiosos ao meu trabalho enquanto escritora, em especial: Teresa Azevedo (Projeto Ondulações, Acadêmica da ANLPPB, Ronnaldo de Andrade (Criador do SPina, Nova Forma Poética), Magda Helena e Karen Rodrigues (Acadêmicas da ANLPPB), Conceição Maciel (Acadêmica da ALPAS), Literatura Falada, e muitas outras pessoas, que tive a oportunidade de conhecer durante a Live.


SEGUNDA EDIÇÃO DE "A MENINA QUE MASTIGAVA LETRINHAS"


Desde a primeira edição, Juju sempre gostou muito deste livro. Mas hoje, me fez a surpresa. Em lugar de minha leitura costumeira, foi ela quem leu para mim. Muito feliz!






TEU OLHAR
Entrego a teu olhar minha alma
Meu sorriso mais profundo
Minha alegria maior de estar contigo
Em nada tenho falta neste teu amar
Preenche de acolhimento minhas manhãs cinzentas.
Como flores entrelaçadas em um jardim
Perfumando o alvorecer dos dias meus
Jamais sonhei com amor assim
Tão ardentemente completo
e tão faminto dos desejos teus.
Embriagar-me neste turbilhão de sensações,
Extasiar-me nesta torrente de emoções
Saciando minha essência em ser mulher
Tua viril inocência em pó da terra
Cumplicidade extrema sem qualquer explicação.
Liz Rabello e Sandra Ribeiro


QUENTINHO SAINDO DA GRÁFICA PARA AS MÃOS DOS LEITORES INFANTIS


Fofura!!! Fofura! Este encanto de livro de LIZ RABELLO... Poeminhas para crianças falando do seu mundo. Somente uma alma iluminada poderia fazer isso. Obrigada... Obrigada! Encantada! (Dione Di)

SAPECAS s/a – poeminhas, de Liz Rabello, Ilustrações Punky

PALAVRAS DO EDITOR

Todos nós conhecemos Liz Rabello, escritora já consolidada em nosso meio literário com 88 participações em coletâneas e antologias, dez livros solos e dois cordéis. Estamos acostumados com suas poesias e muito mais com suas histórias infantis, que a meu ver são o norte de sua escrita. Mas um detalhe que poucos sabem, é que Liz Rabello é uma estudiosa e que está se enveredando pelos novos estilos poéticos. Um exemplo é seu livro “Sapecas s/a – poeminhas”. O livro é uma seleção de diversos poetrix, que se traduzem em uma verdadeira brincadeira de criança. É como se reuníssemos todas as travessuras da infância e as colocássemos no livro. E, não bastante, reúne-se aos poetrix de Liz, a arte de nosso amigo Punky, que ilustrou o livro. E essa parceria rende bons frutos para todos nós. Tudo isso (os poetrix da Liz, as ilustrações do Punky e as brincadeiras de criança) tornam “Sapecas s/a” um livro alegre e divertido como saborear um picolé, ou saltar cambalhotas... Sei lá, talvez outras travessuras!

Sapecas s/a – poeminhas

Liz Rabello,

Ilustrações Punky

PALAVRAS DO EDITOR

Todos nós conhecemos Liz Rabello, escritora já consolidada em nosso meio literário com 88 participações em coletâneas e antologias, dez livros solos e dois cordéis. Estamos acostumados com suas poesias e muito mais com suas histórias infantis, que a meu ver são o norte de sua escrita.

Mas um detalhe que poucos sabem, é que Liz Rabello é uma estudiosa e que está se enveredando pelos novos estilos poéticos. Um exemplo é seu livro “Sapecas s/a – poeminhas”.

O livro é uma seleção de diversos poetrix, que se traduzem em uma verdadeira brincadeira de criança. É como se reuníssemos todas as travessuras da infância e as colocássemos no livro. E, não bastante, reúne-se aos poetrix de Liz, a arte de nosso amigo Punky, que ilustrou o livro. E essa parceria rende bons frutos para todos nós.

Tudo isso (os poetrix da Liz, as ilustrações do Punky e as brincadeiras de criança) tornam “Sapecas s/a” um livro alegre e divertido como saborear um picolé, ou saltar cambalhotas... Sei lá, talvez outras travessuras!

“CAMBALHOTAS MÁGICAS

Pernas pro alto
Parece bola rolando
De cabeça pro chão”

“Sapecas s/a – poeminhas”, vem para mostrar que a poesia de Liz Rabello se reinventa, se transforma a ponto de nos permitir vivenciar, a partir de 3 versos, a infância alegre que tivemos.

Luka Magalhães

Editor Archangelus

“SAPECAS s/a – poeminhas”, vem para mostrar que a poesia de Liz Rabello se reinventa, se transforma a ponto de nos permitir vivenciar, a partir de três versos, a infância alegre que tivemos.

Luka Magalhães/ Editor Archangelus






Meu novo livro infantil mal nasceu e já está em Portugal através do incentivo de Claudia Marczack... Em breve em mãos dos miúdos 🥰🌹🌹🥰


PROJETO "O PERISCÓPIO"

Hoje vamos de Poetrix. Gênero criado por um brasileiro que tem conseguido muitos adeptos no Brasil e em Portugal. Um título, três versos, muita inspiração e a poesia nos leva longe! O livro de poemas de Liz Rabello nos mostra que poesia não tem idade! (Claudia Marczarc)

Dia 20 da nossa Jornada Poética e começamos com uma pergunta: você sabe o que é Poetrix? Uma nova forma de poetar, lembra o haicai, mas tem personalidade própria, o Poetrix é um poema minimalista de três versos. Foi criado por Goulart Gomes em 1999 e desde então vem ganhando seguidores. Liz Rabello é estudiosa em Poetrix, e seu último livro de poemas para crianças mostra a versatilidade desse gênero. Com vocês, dois poetrix, para animar o sábado e inspirar novas criações. (Claudia Marczack)






Sugestão de atividade: Nesta página do " do re mi", acho que seria legal brincar, com ensaios prévios. Cantar e parar... Por exemplo " do ré do ré ré ré... " A criança terá que ler o poema da perereca... Ou então... Do só fa mi mi mi... Parar e a criança lê o poema do gato.


Meu primeiro leitor infantil...  Netinho da Acadêmica Teresa Azevedo.







O neto da escritora, amiga da ANLPPB, coordenadora e criadora do Projeto Ondulações, Teresa Azevedo, de Campinas SP, é lindo e levadinho, mas gosta de ler. Lê com fluência desde o começo do ano passado, 2020, com 6 anos. Ele já publicou um livrinho ilustrado sobre a escola. Seu nome é Ronnie. ✨🎼✨




A sobrinha neta de Ana Paula Quintanilha, amiga acadêmica da ANLPPB, hoje se deliciou som meu livro de poetrix SAPECAS S/A... Ela só tem três aninhos e é uma fofura linda. ❤ ❤ ❤




Há acontecimentos que deixam nossas vidas mais doces. Receber o livro da Liz Rabello⁩ foi um destes. (Sandra Ribeiro)


Livro infantil, gentilmente enviado pela escritora e amiga Liz Rabello. 
Vai enriquecer a brincadoteca da pediatria da PUC. Agradecimentos à autora. 


CHEGOU MEU NOVO LIVRO SOLO INFANTIL... SAPECAS S/A POEMINHAS... São tercetos na linha dos POETRIX... Divertidos, como só o universo infantil poderia ser 





Tenho três livros solo, um livro em parceria e duas Antologias dentro deste grupo de feras... Um beijo para quem encontrá-los 🌹🌹🌹



Uma menina que comia letrinhas? De macarrão ! E depois se encantou com os livros. Esse é o encanto das historinhas de LIZ RABELLO! Sabe tocar a alma infantil. Adorei o presente . Obrigada. (Dioni Di)



Meu primeiro leitor infantil...  Netinho da Acadêmica Teresa Azevedo.


O neto da escritora, amiga da ANLPPB, coordenadora e criadora do Projeto Ondulações, Teresa Azevedo, de Campinas SP, é lindo e levadinho, mas gosta de ler. Lê com fluência desde o começo do ano passado, 2020, com 6 anos. Ele já publicou um livrinho ilustrado sobre a escola. Seu nome é Ronnie.

Eis a prometida foto do Dudu,  lendo o livro "A Menina que Mastigava Letrinhas", de Liz Rabello.

Eis meu melhor momento do dia... O netinho da amiga Teresa Azevedo lendo "A Menina que mastigava Letrinhas... " Não há nada que me deixe mais feliz. Criança é tudo de bom!!!! Ele precisava ler um livro. E depois fazer o desenho da capa. Oh meu Deus do céu!!!!!!! Quanta fofura! Estou emocionada. Caiu um montão de cisco no meu olho.


Dudu agradece.



Livro infantil, gentilmente enviado pela escritora e amiga Liz Rabello. Vai enriquecer a brincadoteca da pediatria da PUC. Agradecimentos à autora!!!!!!  (Dalva Saudo)


Movimento Literário de Conscientização Social (MLCS-2021)
Tema: A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Mulher pobre, escuta!

É proibido ser mãe
Tens que trabalhar
Beber
Engolir
Vomitar
Regurgitar
O luxo dos patrões
Dar teu sangue
Teu suor
Teu nome
Tua honra
Em benefício dos vilões
E calar-te
Chorar tua dor
Na sepultura do amor

Liz Rabello


Simplesmente ENCANTADA com esses três presentes de Liz Rabello... Poeta paulista que baila com seus 10 livros publicados ... Entre poemas que tocam a alma... E carrossel do lúdico infantil! Muito obrigada amiga do coração. (Dioni Di)

Hoje meu portão me trouxe essa preciosidade... Rendas do silêncio! De autoria de LIZ RABELLO... Apaixonada por seus versos, querida amiga!! (Dioni Di)



Na mesma linha do texto poético e da nossa relação com os animais, a obra de Liz Rabello, Ximbinha, ilustrada por Duillio Muellas Coutinho, editado pela Ed. Gaya, 2018, conta uma história sobre não brincar com animais de forma que os machuquem, vemos nascer uma amizade entre uma cadela e uma tartaruga e os pequenos aprendem a brincar com animais sem colocá-los em perigo. 

(Vanessa Ratton, Dicas de Leitura para os pequenos no Jornal "A Tribuna" do Guarujá, São Paulo)

SOB O BATUQUE DO BAITA AKIRA YAMASAKI, UMA TARDE
 DE POESIA, REENCONTROS, ALEGRIAS... TUDO DE BOM!







UMA TARDE ENCANTADA

A tarde do dia 14 de dezembro passado foi singular. Não foi uma tarde comum de sábado, nem domingo pé de cachimbo, ou uma
segunda-feira braba, não foi apenas um dia qualquer do mês ou
do ano, diria que foi uma tarde mágica. O milagre aconteceu no Parque São Rafael, um bairro situado além de São Mateus na capital dos bandeirantes.
Todo este encanto se deu por inspiração da deusa poesia e pela feliz coincidência do encontro das quatro estações do ano em um mesmo dia.
Se o estado de exaltação por baixo das nuvens era tanto, imagine por sobre elas, que se elevavam com a sua branca massa ao infinito do céu explodindo em emoções e poesias.
O fato assustou a Nasa que observava em suas telas de segurança as nuvens que aos borbotões se elevavam aos céus em um ponto da América do sul, mais precisamente entre São Paulo e região do ABC. Só não sabiam eles que não era a terra explodindo, não era uma invasão alienígena, era apenas o Sarau Urbanista Concreto realizando o encontro inusitado das quatro estações do ano.
Era dia catorze, mas podia se dizer que não era, porque era janeiro da Liz Rabello, porque era abril da Teresa Lopes, porque era agosto da Deolinda Nunes e porque era setembro da Maria Lúcia López que encantavam o Parque São Rafael com seus versos e poesias.
Houve quem ousasse dizer que a primavera Maria Lúcia Lopes, estava ausente, ledo engano. Porque assim que a voz dela ecoou no salão pelo sistema de som declamando seus lindos poemas, a emoção abraçou todos os presentes, as lágrimas umedeceram os olhos da outono Teresa Lopes, o momento tirou a voz da verão Liz Rabello e levando a adrenalina da inverno Deolinda Nunes ao seu limite máximo.
Joias da primavera, lindas rosas, eram distribuídas ao público enquanto Walter Silva cantava em coro com a plateia a canção “Primavera” de Tim Maia. Um lindo bolo artístico feito por Silvia Rodrigues para as homenageadas era algo que saltava aos olhos, tão lindo que parecia ser um sacrilégio, ter que parti-lo para servir aos convidados no encerramento da festa.
Esta overdose poética explodiu por entre as nuvens, ganhando os céus indo incomodar o Pentágono e a Nasa que não entendiam o fenômeno que acontecia aqui no cone sul.
Germano Gonçavez ao final do sarau enviou um “WhatsApp” às autoridades americanas, tranquilizando-as e informando que aqueles desarranjos no equilíbrio do conjunto do universo eram provocados pelo bem, pela paz, pela poesia e sobretudo pelo encontro fantástico das quatro estações do ano no Parque São Rafael, São Paulo, Brasil.
Mario Neves





















GRATIDÃO AO WALTER SILVA POR NOS PRESENTEAR COM

 SUA PRESENÇA E TALENTO, VOZ E VIOLÃO... 



 








 LANÇAMENTO "QUATRO ESTAÇÕES" NA CASA AMARELA


GRATIDÃO A TODOS QUE COMPARECERAM AO ABRAÇO COLETIVO, AS ESTAÇÕES EM SUAS NUANCES DIFERENCIAIS SE UNEM NESTE CLAMOR AO AMOR... VERÃO, PRIMAVERA, OUTONO, INVERNO... SEJA QUAL FOR O TEMPO, ROUPAS VELHAS NÃO SERVEM MAIS, REJUVENESCER É A PALAVRA DE ORDEM... AMAR SEMPRE!










GRATIDÃO AO COMPETENTE EDITOR LUKA MAGALHÃES ... 
BELÍSSIMA ABERTURA DO LANÇAMENTO!




GRATIDÃO AO WOLF DO VALE POR NOS PRESENTEAR COM SUA 
PRESENÇA E TALENTO, VOZ E VIOLÃO... 




GRATIDÃO AO DARC MAIA POR NOS PRESENTEAR COM SUA PRESENÇA E TALENTO, VOZ E VIOLÃO, CANTANDO TIM MAIA NOS MOMENTOS FINAIS DO LANÇAMENTO





AO VIVO NOS RECONHECEMOS

Encontro inusitado. Lenita Estrela de Sá e eu não éramos amigas no face, mas nos conhecemos quando ambas estivemos juntas no mesmíssimo Sarau em que fomos homenageadas; e, incrível, repartimos a mesma mesa no Sopa De Letrinhas Sarau... E agora, de novo, o reencontro n' A Casa Amarela - Espaço Cultural





GRATIDÃO AO CASAL AKIRA YAMASAKI E SUELI KIMURA PELA RECEPÇÃO AO QUATRO ESTAÇÕES













OBRIGADA À AMIGA ACADÊMICA DA ANLPPB PELO EXCELENTE TRABALHO NA DIVULGAÇÃO DOS MEUS LIVROS EM URÂNIA / SP NA EEPROF. ÉLIDE APARECIDDA CARLOS.

Hoje damos início a uma nova série de vídeos temáticos: É Hora da Indicação Literária!
Nesses vídeos, os alunos falarão de suas opiniões e experiências leitoras, apresentando e recomendando o livro para todos que assistirem.
E começamos logo com a aluna Vitória, que ficou encantada com a visita da autora Liz Rabello e foi logo retirar os livros que a escritora gentilmente doou para nossa Sala de Leitura Academia do Aprender. Agora ela fala da experiência que teve com uma de suas leituras.





OBRIGADA AOS AMIGOS ACADÊMICOS DA ANLPPB PELO EXCELENTE TRABALHO QUE FAZEM JUNTO A ORFANATOS, HOSPITAIS, ESCOLAS...  GRACIAS POR INCLUÍREM MEUS LIVROS NESTE TRABALHO POÉTICO E VOLUNTÁRIO... MUITAS BÊNÇÃOS PRA VOCÊS...

Meu livro infantil nas mãos de minha amiga linda contadora de histórias Dalva Saudo, na PUC Campinas-SP, Pediatria. Alegrar uma criança é tudo de maravilhoso 🌹🌹🌹


Muito bom estar no Projeto Ondulações da amiga Acadêmica 
Teresa Azevedo da ANLPPB,  Dalva Saudo,  Marisa Gonçalves...

LANÇAMENTO DO LIVRO "AS QUATRO ESTAÇÕES"  NO CALDO E POESIA


APRESENTAÇÃO DAS AUTORAS DE “QUATRO ESTAÇÕES”


Maria Lucia Lopez é primavera. Incendeia todas as estrelas. Não por acaso, uma lamparina de lá de Catende, Pernambuco, caiu aqui em Sampa, uma estrela cadente. Uma Maria da luta, que abriu espaço na literatura ao lado de João Cabral, Mario Quintana, Carlos Drummond.  Fez sucesso na Croácia. Eu a conheci numa manhã ensolarada num Sarau no Beco dos Poetas. Lá estava ela, ao lado do seu amor, o Forte. Lançava um livro novo, dentro dos oito que já possui. Este contava suas mágicas viagens ao lado do seu amor pelo Mediterrâneo. Fiquei fascinada pelos versos. Lindos!  Encantada e enlaçada pelo sol que fazia os cabelos brancos do casal brilharem mais do que aquela manhã. Maria é assim. Tudo o que faz é completo de poesia, desde a primeira foto pela manhã, ou o primeiro verso que cria. Desde então sou a fã número um desta linda pessoa, que pertence à Academia de Campos do Jordão e da ALP, Academia da Cidade de São Paulo. Radialista e de teatro é também mãe e avó.  Acredita no amor. Por ele vive e perfuma flores.
Liz Rabello


Teresa Lopes é Outono. Incendeia de porvir todas as estações. Sua página literária “Terra de Versos”, dissemina seu olhar na amplitude das palavras. Ama Saraus, como eu. Não por acaso, estamos sempre juntas. Aliás nos conhecemos num domingo à tarde, na Casa Amarela e me enfeiticei por seus versos, declamados no palco, como se fossem só pra mim. Sua amizade tem sabor de poesia... “Apresenta-se como um abraço da velha árvore, enraizada no tempo, ainda sob o sopro da composição...” Tem um coração enorme “grávido de girassóis, incrustados de luas, que suspira adormecido, para acordar sob o beijo das flores que virão.” Sua amizade não espreme nossa liberdade. Com ela, somos inteiras, cada uma a seu favor. Ela nos permite “segredar a paixão da lagarta nos labirintos da transformação”... Teresa é assim: Um poema gestado no “multicolorido da cisma, com todas as asas do Sol”
Liz Rabello


Sou de Janeiro. Verão no coração. Branco de paz na alma. Arco-íris nos jardins. Perfumes de jasmins. Quando nasci, vento varreu pétalas de manacá da serra de uma árvore alvissareira. Eu, tapete, fui presente de Deus. Não era pra ter nascido. Minha mãe no terceiro mês de gravidez, caiu ao descer de um ônibus. Descolou o útero. Sangrou até o sétimo mês. Todos diziam: “Este bebê não vai vingar”. Vinguei. Sou guerreira. Amo viver.  Nas trilhas de verão, depilo pelos do coração, energizo paz, brinco de ser feliz. Para mim a felicidade tem cor. É verde esperança, É azul, rio, nascente. É amarelo, girassol, meu Sol.  Para mim a alegria tem cor. É um arco-íris. Quando em mutação é branco de harmonia.  Não sei viver em preto e branco.

Liz Rabello


Deolinda Nunes nasceu num dia de garoa.  Inverno paulistano. Eu a conheci no Beco do Batman, nos arredores do Armazém da Cidade, em Sampa. Um local administrado por Gilberto Dimenstein. Estávamos juntas e, de repente, não mais. Ela fugia em busca de luz. Fazia poesias com sua máquina fotográfica. Assim foi em Paraty. Ou na Praia de Trindade. Ou lá no Borboletário das Flores que voam, em Campos do Jordão. Quantas vezes a perdi???  Perdi a conta. Revendo fotos, eu a encontro. Inteira. Incendiando e desenhando luzes. Não por acaso, atualmente criou o “Projeto In Corpóreo”, um entrelaçamento entre música, dança e poesias, que preenche os vazios de seus versos abertos e ricos de significados. As apresentações percorrem ao lado de amigos queridos espaços pela cidade de São Paulo.  Aqui neste exemplar de “Quatro Estações”, Deolinda Nunes pressente a poesia na religação à terra, ao céu, ao mar, aos ventos brandos e fortes. Para a autora, a poesia perpassa o sagrado e o profano, pulsa no tempo e na atemporalidade.
Liz Rabello




EMOCIONANTE DEMAIS... FOI MARCADO PELA PRESENÇA DE AMIGOS QUERIDOS, QUE, INCLUSIVE, BRILHARAM CONOSCO NAS PERFORMANCES QUE FIZEMOS PARA VALORIZAR A POESIA, QUE VEM DA VIDA, DAS PALAVRAS, DA MÚSICA, DA DANÇA, DO SOL, DAS FLORES, DAS MEMÓRIAS, DOS INVERNOS QUE ESPERAM...



FINALMENTE... JUNTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!! 
QUE NOSSA AMIZADE SE FORTALEÇA CADA VEZ MAIS!


PRIMAVERA


ENTRE AS PERFORMANCES, NOSSAS DECLAMAÇÕES... NOSSA EMOÇÃO!












HOMENAGEM À MINHA ESTRELA CADENTE


Conceda-me, Senhor,
Muito ser amada
Que em noites de estrelas
Construa ninhos
Com beijos de alvoradas

Conceda-me um amor
Que floresça em abismos de luas
Frágeis luas
Abraços de sóis
Redes de brisas
Suaves contornos de orvalhos
E sutilezas das pedras nas águas

Maria Lúcia Lopez



VERÃO











OUTONO











VOZ E VIOLÃO DE ALINE LOPES





INVERNO








AGRADECIMENTOS AO LUKA MAGALHÃES NOSSO COMPETENTE EDITOR, À SUELIZINHA QUE NÃO PODE ESTAR PRESENTE, MAS QUE FOI LEMBRADA, PELO LINDO PREFÁCIO...







DEPOIS VIERAM OS ABRAÇOS, OS BEIJOS, 
OS CARINHOS, AS FOTOS... OS AUTÓGRAFOS...





















 





MICROFONE ABERTO AO PÚBLICO







Foi tudo muito mágico. Uma alegria ímpar. A emoção deixou vir à tona muitos sentimentos meus, mistura salutar de amor em camadas extremas. Fez-me brotar de novo sentimentos que depilo e não sei mais se consigo viver sem eles. 

Liz Rabello



A docura de estarmos todos juntos numa mesma emoção conjunta ao final, unidos numa valsa de abraços, foi muito tocante. Gratidão!
Elis Pessotti






 AGRADECIMENTOS AO LINDO CASAL VILMA E OSVALDO HIGA


ATÉ O PRÓXIMO LANÇAMENTO QUE SERÁ NO URBANISTA CONCRETO




Tudo por este sorriso... Mais um pequenino leitor a se aventurar nesta viagem... Desta vez é o Pedro, filho da amiga Karen Rodrigues da ANLPPB...



APRESENTANDO NOSSO NOVO LIVRO QUATRO ESTAÇÕES NA CASA AMARELA, EM OUTUBRO DE 2019 




APRESENTANDO OS GRAFITRIX NA CASA AMARELA OUTUBRO DE 2019



CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA BIBLIOTECA CORA CORALINA CAMPINAS-SP


CONGRESSISTAS DA ANLPPB FAZENDO O MELHOR TRABALHO DO MUNDO: SEMEANDO LIVROS E O AMOR PELA LEITURA DESDE A MAIS TENRA IDADE


















PROJETO "ADOTE, DOE, NÃO ABANDONE" DE Liz Rabello


DOAÇÃO DE LIVROS PARA BIBLIOTECA CORA CORALINA




POESIA AO PÉ DO OUVIDO - PROJETO DE Marilene Pacheco


POETA, DOE O MÁXIMO DE TI MESMO A UM PÚBLICO UNO, COMO SE UMA MULTIDÃO ESTIVESSE PRESENTE...  O AMOR TRANSBORDA


PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DE PSICOPEDAGOGOS



EXPOSIÇÃO E VENDAS DE LIVROS DA ESCRITORA LIZ RABELLO


















FESTIVAL LITERÁRIO REALIZADO EM URÂNIA / SP, COM O TEMA "O MUNDO MÁGICO DOS LIVROS INFANTIS


TRABALHO REALIZADO EM URÂNIA, QUE ME LEVOU AOS PRANTOS DE EMOÇÃO... PRESENTE DE MARILENE PACHECO, DA ANLPPB, PARA O TRABALHO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EMEI MARTHA LAIZ FERRARI BIASON, FLIU DE URÂNIA/2019... PERSONAGENS DE "XIMBINHA" E "O RESGATE"... GRATIDÃO ETERNA.









Extasiada com as crianças e suas apresentações sobre autores de livros infantis... Tema da FLIU de 2019...










A FLIU acontece muito antes da data oficial, quando Marilene Pacheco desenvolve seu Projeto "Brincando com as Palavras". Ela, enriquecida pelos trabalhos dos professores, durante contação de histórias infantis, cria leitores mirins.



VISITA À EMEF PROFESSORA ELIDE APPARECIDA CARLOS EM URÂNIA SP


















ACADEMIA DO APRENDER
TRIBUNA DA LEITURA





VITÓRIA ESCOLHENDO LIVROS PARA LER...


Hoje damos início a uma nova série de vídeos temáticos: É Hora da Indicação Literária! Nesses vídeos, os alunos falarão de suas opiniões e experiências leitoras, apresentando e recomendando o livro para todos que assistirem. E começamos logo com a aluna Vitória, que ficou encantada com a visita da autora Liz Rabello e foi logo retirar os livros que a escritora gentilmente doou para nossa Sala de Leitura Academia do Aprender. Agora ela fala da experiência que teve com uma de suas leituras:


A visita das autoras Marilene Teubner e Liz Rabello continua rendendo na escola! Convidado para fazer uma de nossas leituras em vídeo, o aluno Luan, ainda encantado com a visita das autoras, foi logo escolher um dos livros da Liz para ler! Isso mostra a importância e o valor desse tipo de contato entre autores e alunos, já que os livros das duas autoras mal param na Sala de Leitura! Parabéns Luan pela leitura e pela escolha! 😊👏👏❤️❤️



Que coisa linda!!!!!!!!!! Nunca ninguém me fez tão feliz como vocês. Saber que há olhinhos tão arteiros e tão sonhadores, só podem fazer o mundo ser melhor. Parabéns aos mestres desta escola... São vocês os responsáveis por este despertar litterário. Parabéns ao Projeto de Marilene Pacheco Brincando com Palavras... E, é claro, parabéns criança linda e interessada num futuro melhor...
Liz Rabello


VISITA À E.E. PROFESSOR AKIO SATTOU EM URÂNIA















VISITA À E.E. JOSÉ TEIXEIRAEM URÂNIA SP












VISITA À EMEI MARTHA LAIZ FERRARI BIASON EM URÂNIA









NASCEM LEITORES  ENTUSIASMADOS


Quando cheguei na Escola Akio não existiam exemplares dos meus livros à mostra. Logo chegou este leitor para devolver o livro emprestado. Eis o porquê não estarem na Sala de Leitura... Alegria ímpar!


O projeto da Marilene é mesmo espetacular. As crianças ficam entusiasmadas. Começa antes da chegada dos escritores. Quando visitamos as escolas já são leitores. Fazem perguntas desafiadoras. Dia seguinte na FLIU propriamente dita, eles vêm para comprar, ler, abraçar o escritor. Eles nos apresentam aos pais como se fôssemos heróis. É uma emoção única.


Oh meu Deus do céu... Que coisa mais linda!!!!! 🙏🏼☘️🙏🏼☘️🙏🏼☘️ Esta criança é TUDO o que um escritor quer encontrar em seu caminho... Olha só Varetinha...  Olha só Aline Romariz... Nossa Academia brilhando no Projeto "Brincando com as Palavras de Marilene Pacheco...Parabéns Vitória por sua desenvoltura, leitura perfeita, por seu entusiasmo. Você só tem a ganhar. Quem lê é muito mais completo e feliz.




NASCE UMA ESCRITORA


Em 2018, esta linda menininha de rosto colado ao meu me segredou os próprios desejos, primeiro me elogiou dizendo que os olhos dela eram lindos como os meus: verdes. E eu fiquei de olhos marejados. Depois me disse ao ouvido: Quando eu crescer quero ser escritora como você e escrever livros infantis!" - É uma linda! Agora, em 2019, eu novamente a encontrei e sua professora avaliou que as produções desta menina são de qualidade. É uma honra para mim germinar sementes. E mesmo que eu não veja os frutos, a alegria atual me basta.







SOPA DE LETRINHAS DE SETEMBRO DE 2019


FUI CONVIDADA POR VLADO LIMA PARA SER HOMENAGEADA... QUE HONRA!


APRESENTEI MEU NOVO LIVRO DE POESIAS "RENDAS DO SILÊNCIO" E FIZ UM BREVE TRAJETO SOBRE A NOVA AVENTURA... POETRIX E GRAFITRIX




LINDA CLAIRE, 91 ANOS DE JUVENTUDE ETERNA




REVER, ABRAÇAR AMIGOS É INCRÍVEL





AS QUATRO ESTAÇÕES



Eis que tenho em mãos meu mais novo livro... Parceria perfeita com Deolinda Nunes (Inverno), Teresa Lopes (Outono)... Maria Lúcia López (Primavera) e eu Verão... 🌹💥🍁⛄Com Prefácio de Suely Gonçalves (Suelizinha), Presidente da Academia dos Professores do Municipio de São Paulo ALP... Orelhas e diagramação com o traço laborioso de Luka Magalhães, da Editora Archangelus. 

Nos poemas de Liz, Verão, prevalece a cor do Sol, mesclado ao amor, aos delírios sensuais das tardes quentes, ao por do sol...


UM POUCO DE MIM 

Sou de Janeiro. Verão no coração. Branco de paz na alma. Arco-íris nos jardins. Perfumes de jasmins. Quando nasci, vento varreu pétalas de manacá da serra de uma árvore alvissareira. Eu, tapete, fui presente de Deus. Não era pra ter nascido. Minha mãe no terceiro mês de gravidez, caiu ao descer de um ônibus. Descolou o útero. Sangrou até o sétimo mês. Todos diziam: “Este bebê não vai vingar”. Vinguei. Sou guerreira. Amo viver.  Nas trilhas de verão, depilo pelos do coração, energizo paz, brinco de ser feliz. Para mim a felicidade tem cor. É verde esperança, É azul, rio, nascente. É amarelo, girassol, meu Sol.  Para mim a alegria tem cor. É um arco-íris. Quando em mutação é branco de harmonia. Não sei viver em preto e branco.
Liz Rabello


AS QUATRO ESTAÇÕES
Palavras do Editor na nota de orelha

São quatro, os pontos cardeais, partem de uma mesma origem, não se tocam e aos pares apontam direções opostas. Também são quatro, as fases da lua, nem todas se tocam, nem todas se completam. São quatro, as estações. Seus pares se opõem, todas se completam. São únicas, distintas, mas em cada uma percebemos a presença das outras. São quatro partes de um mesmo ciclo, contínuo e infinito. A lemniscata sensível, o infinito perceptível. “As Quatro Estações” é isso. Um livro com quatro poetas distintas, sensíveis e diferentes em seus estilos e dizeres. Quatro mulheres, cujas poesias se complementam, onde podemos ver as presenças onipotentes de cada uma delas, nos textos das outras. Uma Primavera, de Maria Lúcia López, repleta de flores da paixão. O Verão ardente de Liz Rabello, que incendeia desejos. O Outono de Teresa Lopes, aconchegante como um abraço amoroso. E o Inverno, de Deolinda Nunes, solícito pela companhia de algo ou de alguém. Temos quatro poetas, n’As Quatro Estações, quatro almas que se tornam uma única essência no tempo e espaço, no ciclo de climas, amores e paixões. São quatro as estações, mas ao final, todas são feitas pelo mesmo sentimento.

Luka Magalhães

edições archangelus




















UM BRINDE AO QUATRO ESTAÇÕES




PARCERIA PERFEITA...  UM ANO DE MUITAS REALIZAÇÕES







POETRIX GRAFITRIX NO CORREIO DA PALAVRA - JORNAL ELETRÔNICO DA ALPAS, CADEIRA 47 - PATRONO OLAVO BILAC


MEU MAIS NOVO LEITOR:  BISNETO DA BIJUKINHA


Felipe cheirando o livro. 
Mal sabe ele que amo cheiro de livros novos.


Contando a história para a bisavó Bijukinha


Guardando o livro no seu lugar preferido e mágico...
Minha coleção de bichinhos e miudezas 🐁🐯🦊🐸


Tudo registrado com carinho e alegria🥰
Gratidão e um grande abraço...


Não há nada mais maravilhoso para um escritor do que ouvir a voz infantil de seu leitor. Vejam o vídeo que a Bijuka, um doce de bisavó, me enviou. Meu Deus que belezinha de bisneto... Esperto demais... Ganhei meu dia!!!! Fofura além da conta 💕🌹💕 (Dois anos depois)



MEUS AMIGOS AINDA ME MATAM DE ALEGRIA!  

OLHEM SÓ OS BONEQUINHOS CRIADOS POR MARILENE PACHECO, PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FLIU DE URÂNIA, EM SETEMBRO DE 2019, RELACIONADOS AO MEU LIVRO "O RESGATE


QUE FOFOS!  OLHEM AS EXPRESSÕES!



DIAS 18/19/20/ SETEMBRO DE 2019 ESTAREMOS EM URÂNIA PARA COMPARTILHAR EMOÇÕES LITERÁRIAS...



QUE ALEGRIA! MEU XIMBINHA NAS MÃOS DE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS LÁ DE RIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO... A HELENA AGOSTINHO, DA ANLPPB, PARCEIRA DA POESIA, DA ACADEMIA, DOS NOSSOS DELICIOSOS CONGRESSOS... AMO DEMAIS TUDO ISTO 





CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS POR DALVA SAÚDO

Adoro contar histórias e hoje foi na PUC. Vi muitas estrelas no olhar, contando as histórias de Angela Ramalho e Liz Rabello. Gratidão as duas autoras. (Dalva Saudo) 



Linda, minha linda amiga, é muito bom ver meus livros em suas mãos... E melhor ainda termos esta parceria perfeita, porque a ANLPPB é isto: união de escritores, propagando a arte literária de todas as formas possíveis. Feliz por demais! 


SEMANA DE GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE CONVIVÊNCIA - CAMPINAS - SÃO PAULO



QUE ALEGRIA! MEU XIMBINHA NAS MÃOS DE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS LÁ DE SANTO ANDRÉ, SÃO PAULO... A SANDRA RIBEIRO, DA ANLPPB, PARCEIRA DA POESIA, DA ACADEMIA, DOS NOSSOS DELICIOSOS CONGRESSOS... AMO DEMAIS TUDO ISTO 




EM CRECHE RECREIO DA BORDA PROFESSORA NANCY ANDREOLY




MEUS LIVROS NA OFF FLIP 2019 NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PARATY, NA LIVRARIA MULHERIO DAS LETRAS, ESPAÇO PHILOS











MINHA TRAJETÓRIA LITERÁRIA

AO TODO SÃO DEZ LIVROS SOLO

EIS A LISTA POR ORDEM DE PUBLICAÇÃO: 

MIL PEDAÇOS (2012
INTERVALOS (2013
AMOR À PRIMEIRA LAMBIDA (2014)
LUA NO CHÃO (2015)
O RESGATE (2016)
A MENINA QUE MASTIGAVA LETRINHAS (2016)
XIMBINHA, DE PERNAS PRO AR QUE A PELADA VAI COMEÇAR (2018)
RENDAS DO SILÊNCIO (2018
E, DOIS CORDÉIS: "CORDEL PARA UMA ESTÁTUA DE BRONZE: O BEIJO ETERNO (2018) E CORDEL PARA ANNA DE ASSIS (2018)
REEDIÇÃO DE  "O RESGATE" (2019)
REEDIÇÃO DE "A MENINA QUE MASTIGAVA LETRINHAS" (2019)
AS QUATRO ESTAÇÕES (2019)
SAPECAS S/A POEMINHAS (2020)
GIRASSÓIS POÉTICOS (2022)

PARTICIPAÇÃO EM NOVENTA E QUATRO ANTOLOGIAS


MINHA TRAJETÓRIA LITERÁRIA

Do prazer da escrita sem intencionalidade às asas do voo livre foi um pulo... Menos de dez anos e já tenho vários textos publicados em sessenta e cinco Antologias e alguns prêmios. Ocupo uma Cadeira de imortal na ALPAS, uma Academia de Letras de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, onde meu Patrono é Olavo Bilac. Uma segunda na ALP, Academia dos Professores do Município de São Paulo, cujo Patrono é Luís Fernando Veríssimo. Outra na ANLPPB, pela qual participo de Congressos, Saraus e Serestas ao luar. Estive presente em várias feiras na capital paulista, em Porto Alegre, no Paraná (FLIM de Maringá), duas Bienais em SP, FLIP, em Paraty, onde lancei Rendas do Silêncio e Ximbinha. Também lançados em Pouso Alegre, Minas Gerais e na Décima Bienal de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro. Fui homenageada em Urânia, por quatro escolas que representaram em murais desenhos baseados no meu Ximbinha. Em Sorocaba, os alunos por três anos trabalharam num Projeto baseado num livro meu "Amor à Primeira Lambida", que virou Sarau e ao final este virou um livro: "Sarau Quatro Patinhas". Tenho uma música criada pelo Samuel Carneiro com letra minha e cinco composições de Sandra Gomes Leal e os Cabras de Baquirivu, da zona leste de SP. Participei de bate-papo na UNISAL, com alunos de Pedagogia. Estive presente no II Encontro do Mulherio das Letras, no Guarujá/SP e no V Encontro dos Poetas da Língua Portuguesa, no Rio de Janeiro. Fiz apresentações em inúmeros saraus em minha cidade, São Miguel, Sorocaba, Campinas, Itu, Rio de Janeiro, Pouso Alegre/ Minas Gerais, Astorga/Paraná, na Pousada Príncipe dos Mares e na Casa de Iaiá, em Paraty.  Saraus Itinerantes na orla de Maceió e ao redor do Lago em Londrina/Paraná. Meu mais recente brinquedinho é criar POETRIX. A partir deles, criar GRAFITRIX. Participo de grupos coletivos de poesias no Whatsapp, criando poetrix e poemas. Escrevo para o jornal eletrônico da ALPAS 21, Correio da Palavra. Fiz homenagens póstumas a quem muito amei e já foram morar com as estrelas. Recebi em lançamentos amigos, parentes, filhos e abracei meu netinho em Saraus. Ganhei flores! Distribuí beijos... E, SINTO DIZER: não vendi quase que nadinha 😏😏😏 Mas que eu tô feliz que tô... Isso tô...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode comentar...