sexta-feira, 5 de agosto de 2022

 

A ARTE DO TÍTULO NO POETRIX


POR JOSÉ DE CASTRO ( In Academia Internacional Poetrix)

Colocar títulos em poetrix é uma arte. Aliás, o título é de suma importância, pois ele situa e contextualiza o poetrix e dá significado ao texto.

Geralmente, o título é o que vem por último num processo de criação literária. Assim acontece em poemas, contos e romances. Depois de escrever, o autor atribui à sua produção um título que servirá como um convite à leitura, atraindo a atenção do leitor.

Pode acontecer de alguém, primeiramente, ter um título em mente para depois escrever o poema ou texto.

Assim, podemos ter dois pontos de partida:

– um poetrix em busca de um título;

– um título em busca de um poetrix.

QUE TAMANHO DEVE TER UM TÍTULO?

Sabe-se que o título de um poetrix pode ter o tamanho que se quiser, pois as palavras não entram na contagem das sílabas. Isto não quer dizer que devemos abusar, criando títulos quilométricos, pois o poetrix é um gênero minimalista.

Então, reflita: existe algum propósito específico para um título longo? Você tem uma justificativa sólida, uma razão forte e intencional para causar algum impacto? Mesmo assim, saiba que não existe nenhuma garantia se isso funcionará a favor ou contra a sua ideia.

PORTANTO, PREFIRA UM TÍTULO MINIMALISTA QUE DIGA MUITO COM POUCAS PALAVRAS

O título pode ser uma síntese ou um guia de leitura do poetrix e até mesmo um complemento, um algo mais. Poderá também estabelecer analogias ou provocar contrastes em relação ao tema.

UM BOM TÍTULO DEVE SER INSTIGANTE E PROVOCATIVO PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO LEITOR

É recomendável que o título tenha uma “pegada” para capturar e seduzir o leitor. Mas, sem exageros, na medida certa. Ele precisa ser coerente e fazer sentido no contexto poético. Na arte do poetrix não se pode visar apenas um efeito estético formal. Tudo tem que ter uma razão sólida e cumprir uma função poética.

 O TÍTULO PRECISA CONTRIBUIR PARA A POETICIDADE DO POETRIX

Importante lembrar os seis valores preconizados pelo teórico Ítalo Calvino para a literatura, em sua obra Seis propostas para o próximo milênio (leveza, rapidez, multiplicidade, visibilidade, exatidão e consistência). Esses valores ou qualidades, imprescindíveis na literatura em geral, aplicam-se também ao gênero poetrix e, claro, aos títulos.

 O TÍTULO DE UM POETRIX PRECISA SER CONSISTENTE

A consistência significa que o título engloba algum ou alguns dos valores preconizados por Calvino. Por exemplo, rapidez e exatidão: quando alguém bate o olho no título já percebe o que ele quer dizer. Por outro lado, a multiplicidade implica em riqueza expressional. É o mesmo que falar de polissemia ou amplitude de significados. Já a visibilidade é o poder de sugerir, de gerar cenários e ativar a imaginação.

Vale observar que os valores destacados por Calvino aplicam-se não só ao título, mas também à totalidade do poetrix. Não basta um título estar bem colocado se os versos não têm consistência. É preciso que exista uma relação de diálogo e pertinência entre o título e os versos. Se os versos expressam leveza, o título precisará ser coerente com isso. Contudo, a leveza não impedirá o autor de tratar de temas polêmicos, tristes ou mesmo conflituosos. A leveza refere-se mais à forma de se expressar, com elegância, consistência e clareza. Jamais significará que o autor precisará sempre utilizar um estilo lírico ou romântico. A leveza é a magia que nos faz flutuar, viajar, voar com as palavras, mesmo que elas não sejam de conformismo.

É muito comum em poetrix – e também no título – se fazer a quebra de palavras para gerar um efeito de ambiguidade, dupla leitura, ou seja, para expressar mais de uma ideia. Evite as quebras já muito utilizadas e que se encontram desgastadas (Ex.: ser_tão; amar_ela; dentre outras). É muito difícil, hoje, você conseguir uma quebra que surpreenda o leitor, pois tal artifício vem se banalizando.

Devido ao campo expressional reduzido de um poetrix, afinal são apenas três versos, evite repetir palavras dos versos no título.

O cânone do poetrix recomenda que não se use versos construídos com frases quebradas, seja em duas ou três partes. Cada verso precisa ter “luz própria” e não depender do verso anterior ou subsequente para se completar. Essa mesma recomendação é válida também para o título. Ele não deve ser algo incompleto que precise do primeiro verso para fazer sentido. Da mesma forma, o primeiro verso não pode ser refém do título para expressar uma ideia ou parte dela.

Finalmente, use a sua criatividade para garantir que o título do seu poetrix tenha a força que você quer para situar o poetrix dentro da ideia que você quer passar, pois o título é o cartão de visitas, a porta de entrada para capturar a atenção do leitor. O título precisa ser bem pensado e surpreender. Sendo sugestivo e significativo já é um bom começo. Ele poderá conter metáforas ou qualquer outra figura de linguagem. Quanto mais poeticidade, melhor. Mas, às vezes, o que conta mesmo é a simplicidade da ideia, o seu jeito leve de ser e trazer aquele “toque” ao seu poetrix. Portanto, o título nunca será algo casual, aleatório ou apenas de impacto.

RESUMINDO

Lembre-se que o título, em geral, deve procurar atender a algumas dessas características:

– atrair a atenção do leitor por alguma característica especial;

– situar o poetrix dentro da temática abordada;

– suscitar algum efeito de surpresa e/ou encantamento;

– buscar a originalidade ou algum grau de inovação;

– ser instigante, provocativo, sugestivo;

– ter coerência e adequação com os versos;

– estabelecer diálogo com os versos, evitando redundâncias;

– trazer mensagem sugestiva, instigante, que leve à reflexão;

– abrir possibilidades de leitura múltipla;

– ter riqueza imagética e sinestésica;

– ter consistência e clareza em sua forma de expressão;

– ter leveza, rapidez e poeticidade.

É importante que você tenha clareza acerca da escolha que fez para criar o título, de maneira que ele trabalhe a favor da sua ideia, seja ela qual for. Um título precisa sempre caracterizar-se como uma escolha consciente, uma opção estética intencional e consistente em relação ao poetrix.

OBSERVAÇÃO:  OS EXEMPLOS EM GRAFITRIX SÃO DA AUTORA DA POSTAGEM E NÃO FAZEM PARTE DO TEXTO ORIGINAL.