sábado, 13 de agosto de 2022

 

BASTA SER UM POETRIX?

A Bula Poetrix estabelece os requisitos mínimos para que se considere um terceto um Poetrix. Além desses requisitos mínimos obrigatórios, também há recomendações claras para o aprimoramento contínuo dessa arte, ou seja, não deve bastar ao poetrixta que seu terceto seja considerado um Poetrix. Não pode ser suficiente fazer um Poetrix, ou uma série deles, sem aplicar critérios além dos mínimos. Não teria sentido nenhum esquecermos das recomendações (ainda que não sejam exigências) de estarmos atentos ao que pode ser inserido e/ou retirado de cada Poetrix, do que pode ser trabalhado e retrabalhado em cada um deles para que saiam da condição de simples Poetrix, ou Poetrix “ruins” para a condição de “melhores”.
A prática dessa lapidação, desse trabalho de aprimoramento, de fato, é o que nos proporciona prazer na realização dessa arte, tanto para o poetrixta quanto para leitores de Poetrix. É mais atraente e nos prende mais o Poetrix que mostra profundidade e que houve trabalho, que existiu preocupação de usar o máximo das recomendações da Bula.


De todo modo, ainda que haja recomendações e contraindicações claras para a confecção de um bom Poetrix, isso não nega a possibilidade de termos visões e interpretações diferentes e subjetivas do que seja um ótimo Poetrix ou um Poetrix insosso, até porque arte lida com emoções e experiências subjetivas, e há aquilo que toca mais quando lemos um Poetrix, e aquilo que nos parece sem profundidade. Há temas sobre os quais temos conhecimento mais profundo e há outros em que precisamos ter vontade e disposição de procurar entender o que o poetrixta quis dizer. Não podemos dizer que um Poetrix é ruim simplesmente porque não o entendemos. A autocrítica como leitores também é recomendável.
Enfim, o Poetrix é, sim, uma arte minimalista, mas isso não significa mínimo esforço, nem na confecção e nem na leitura.
Sandra Boveto

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

 

A ARTE DO TÍTULO NO POETRIX


POR JOSÉ DE CASTRO ( In Academia Internacional Poetrix)

Colocar títulos em poetrix é uma arte. Aliás, o título é de suma importância, pois ele situa e contextualiza o poetrix e dá significado ao texto.

Geralmente, o título é o que vem por último num processo de criação literária. Assim acontece em poemas, contos e romances. Depois de escrever, o autor atribui à sua produção um título que servirá como um convite à leitura, atraindo a atenção do leitor.

Pode acontecer de alguém, primeiramente, ter um título em mente para depois escrever o poema ou texto.

Assim, podemos ter dois pontos de partida:

– um poetrix em busca de um título;

– um título em busca de um poetrix.

QUE TAMANHO DEVE TER UM TÍTULO?

Sabe-se que o título de um poetrix pode ter o tamanho que se quiser, pois as palavras não entram na contagem das sílabas. Isto não quer dizer que devemos abusar, criando títulos quilométricos, pois o poetrix é um gênero minimalista.

Então, reflita: existe algum propósito específico para um título longo? Você tem uma justificativa sólida, uma razão forte e intencional para causar algum impacto? Mesmo assim, saiba que não existe nenhuma garantia se isso funcionará a favor ou contra a sua ideia.

PORTANTO, PREFIRA UM TÍTULO MINIMALISTA QUE DIGA MUITO COM POUCAS PALAVRAS

O título pode ser uma síntese ou um guia de leitura do poetrix e até mesmo um complemento, um algo mais. Poderá também estabelecer analogias ou provocar contrastes em relação ao tema.

UM BOM TÍTULO DEVE SER INSTIGANTE E PROVOCATIVO PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO LEITOR

É recomendável que o título tenha uma “pegada” para capturar e seduzir o leitor. Mas, sem exageros, na medida certa. Ele precisa ser coerente e fazer sentido no contexto poético. Na arte do poetrix não se pode visar apenas um efeito estético formal. Tudo tem que ter uma razão sólida e cumprir uma função poética.

 O TÍTULO PRECISA CONTRIBUIR PARA A POETICIDADE DO POETRIX

Importante lembrar os seis valores preconizados pelo teórico Ítalo Calvino para a literatura, em sua obra Seis propostas para o próximo milênio (leveza, rapidez, multiplicidade, visibilidade, exatidão e consistência). Esses valores ou qualidades, imprescindíveis na literatura em geral, aplicam-se também ao gênero poetrix e, claro, aos títulos.

 O TÍTULO DE UM POETRIX PRECISA SER CONSISTENTE

A consistência significa que o título engloba algum ou alguns dos valores preconizados por Calvino. Por exemplo, rapidez e exatidão: quando alguém bate o olho no título já percebe o que ele quer dizer. Por outro lado, a multiplicidade implica em riqueza expressional. É o mesmo que falar de polissemia ou amplitude de significados. Já a visibilidade é o poder de sugerir, de gerar cenários e ativar a imaginação.

Vale observar que os valores destacados por Calvino aplicam-se não só ao título, mas também à totalidade do poetrix. Não basta um título estar bem colocado se os versos não têm consistência. É preciso que exista uma relação de diálogo e pertinência entre o título e os versos. Se os versos expressam leveza, o título precisará ser coerente com isso. Contudo, a leveza não impedirá o autor de tratar de temas polêmicos, tristes ou mesmo conflituosos. A leveza refere-se mais à forma de se expressar, com elegância, consistência e clareza. Jamais significará que o autor precisará sempre utilizar um estilo lírico ou romântico. A leveza é a magia que nos faz flutuar, viajar, voar com as palavras, mesmo que elas não sejam de conformismo.

É muito comum em poetrix – e também no título – se fazer a quebra de palavras para gerar um efeito de ambiguidade, dupla leitura, ou seja, para expressar mais de uma ideia. Evite as quebras já muito utilizadas e que se encontram desgastadas (Ex.: ser_tão; amar_ela; dentre outras). É muito difícil, hoje, você conseguir uma quebra que surpreenda o leitor, pois tal artifício vem se banalizando.

Devido ao campo expressional reduzido de um poetrix, afinal são apenas três versos, evite repetir palavras dos versos no título.

O cânone do poetrix recomenda que não se use versos construídos com frases quebradas, seja em duas ou três partes. Cada verso precisa ter “luz própria” e não depender do verso anterior ou subsequente para se completar. Essa mesma recomendação é válida também para o título. Ele não deve ser algo incompleto que precise do primeiro verso para fazer sentido. Da mesma forma, o primeiro verso não pode ser refém do título para expressar uma ideia ou parte dela.

Finalmente, use a sua criatividade para garantir que o título do seu poetrix tenha a força que você quer para situar o poetrix dentro da ideia que você quer passar, pois o título é o cartão de visitas, a porta de entrada para capturar a atenção do leitor. O título precisa ser bem pensado e surpreender. Sendo sugestivo e significativo já é um bom começo. Ele poderá conter metáforas ou qualquer outra figura de linguagem. Quanto mais poeticidade, melhor. Mas, às vezes, o que conta mesmo é a simplicidade da ideia, o seu jeito leve de ser e trazer aquele “toque” ao seu poetrix. Portanto, o título nunca será algo casual, aleatório ou apenas de impacto.

RESUMINDO

Lembre-se que o título, em geral, deve procurar atender a algumas dessas características:

– atrair a atenção do leitor por alguma característica especial;

– situar o poetrix dentro da temática abordada;

– suscitar algum efeito de surpresa e/ou encantamento;

– buscar a originalidade ou algum grau de inovação;

– ser instigante, provocativo, sugestivo;

– ter coerência e adequação com os versos;

– estabelecer diálogo com os versos, evitando redundâncias;

– trazer mensagem sugestiva, instigante, que leve à reflexão;

– abrir possibilidades de leitura múltipla;

– ter riqueza imagética e sinestésica;

– ter consistência e clareza em sua forma de expressão;

– ter leveza, rapidez e poeticidade.

É importante que você tenha clareza acerca da escolha que fez para criar o título, de maneira que ele trabalhe a favor da sua ideia, seja ela qual for. Um título precisa sempre caracterizar-se como uma escolha consciente, uma opção estética intencional e consistente em relação ao poetrix.

OBSERVAÇÃO:  OS EXEMPLOS EM GRAFITRIX SÃO DA AUTORA DA POSTAGEM E NÃO FAZEM PARTE DO TEXTO ORIGINAL.

 

terça-feira, 19 de julho de 2022

TRÊS POEMAS MINIMALISTAS, ESCRITOS EM FORMAS DIFERENTES, PROPOSITALMENTE, DE ACORDO COM AS REGRAS BÁSICAS DE CADA UMA DELAS. O TEMA PROPOSTO FOI "IDEAL".

HAIKAI TRADICIONAL - TERCETO

Métrica 5/7/5... Sem rimas... Frase única... O Haikai se basta a si mesmo. Pontuação demarcada... Sem título obrigatório. Não iniciar versos com letras maiúsculas, a não ser se a pontuação exigir.

Liz Rabello

TROVA - QUARTETO

Métrica 7/7/7/7... RIMAS obrigatórias ac/bd... Frase única... A Trova deve conter todos os elementos cabíveis, dentro da métrica, em elisões: vogais, por exemplo. Seu significado deve bastar-se a si mesmo... Se o leitor precisar PENSAR, para INTERPRETAR, não é trova. Pontuação demarcada... Sem título obrigatório. Não iniciar versos com letras maiúsculas, a não ser se a pontuação exigir.

Liz Rabello

POETRIX - TERCETO

Título obrigatório... O terceto pode conter até trinta sílabas métricas. O título não entra nesta contagem, portanto, pode e deve ser explorado... Começar versos com ou sem letra maiúscula... Não usar rimas no terceto... Sem pontuação (a não ser se o significado exigir)... Concisão... Não pode conter frase única. O Haikai é uma pérola, o Poetrix é uma pílula. Para criar este poema mínimo é necessário LAPIDAR. Retirar dele todos os elementos que estão a MAIS: artigos, verbos, pronomes, tudo o que possa deixar em ABERTO o significado, para o leitor definir. A participação do leitor na decodificação da mensagem é fundamental.

Uma das características do Poetrix é possuir um SALTO. Este, em especial, o tem no terceiro verso, onde há um fechamento inesperado... Ninguém tem a expectativa de que o ideal de uma flor seja ser pétala seca num livro qualquer.

Liz Rabello



quarta-feira, 13 de julho de 2022

 REVISTAS POETRIX COM MINHAS PARTICIPAÇÕES

REVISTA TRIMESTRAL DO GRUPO CONFRARIA CIRANDA POETRIX
JULHO, AGOSTO, SETEMBRO DE 2022

























CONFIRA A REVISTA NA ÍNTEGRA
REVISTAPOETRIX12[1].pdf

AJANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO DE 2023












ABRIL, MAIO E JUNHO DE 2022